Tudo sobre queda de cabelo

Alopecia Androgenética: Tudo Sobre

Tudo sobre alopecia androgenética

Como ela ocorre?

Essa patologia associa fatores genéticos à hormonais. Logo, se o pai, mãe ou algum outro parente mais próximo do indivíduo apresentar rarefação capilar, ele poderá ter uma predisposição aumentada de desenvolver o problema ao longo de sua vida. O segundo fator está associado aos hormônios andrógenos, que apesar de serem hormônios sexuais masculinos, aparecerem em ambos os sexos, porém, em maiores concentrações nos homens.

A alopecia androgenética aparece em cerca de 50% dos homens e 40% das mulheres na faixa dos 50 anos ou mais. Isso ocorre, principalmente, devido à influência do hormônio sexual masculino no processo, assim, ambos os sexos podem ser afetados.

Na alopecia androgenética, com o passar do tempo, o homem tende a ficar careca, pois ocorre a substituição do pelo terminal (cabelo grosso) pelo velus (cabelo extremamente fino). Trata-se de um processo conhecido como miniaturização dos fios, e que ocorre devido à influência genética e hormonal.

alopecia-androgenetica-masculina

Já a mulher, geralmente não chega a ficar totalmente calva, mas sofre uma rarefação capilar, porém, em alguns casos, o grau dessa rarefação pode ser tão severo a ponto de deixar a mostra o couro cabeludo.

Na literatura médica, existem classificações para identificar o nível de gravidade da calvície. E pode-se afirmar que, quanto mais precoce for a calvície, mais preocupante e grave ela tende a ser. Porém, em termos de progressão, o problema pode ser tratado e retardado.

Portanto, os fatores hormonais e genéticos são decisivos para a instalação da calvície, e apesar da impossibilidade de se evitar que ela ocorra, é possível freá-la, inibindo que a rarefação capilar se instale de maneira precoce.

Em que idade surge?

Existem garotos com 16 anos que já começam a apresentar padrões de queda preocupantes. Nesses pacientes, é necessário, instituir alguma forma de terapia o mais rapidamente possível, afinal, o cabelo é a moldura de nosso rosto. Embora geralmente as mulheres valorizem mais seus cabelos do que os homens, um menino que apresente algum grau de rarefação já aos 16 anos, poderá ter sérios problemas com sua autoestima e em seus relacionamentos interpessoais.

Apesar de haverem casos de alopecia androgenética que se manifestem já na infância do indivíduo, isso trata-se de algo raro, e geralmente, o problema se manifesta na adolescência ou durante uma idade mais madura. O pico de incidência da chamada calvície androgenética ocorre em duas fases da vida: entre os 20 e 30 anos, e entre os 50 e 60 anos. Assim, dificilmente, por exemplo, a ausência de cabelo na nuca de um bebê tem alguma relação com a alopecia. Nestes casos, a perda capilar pode resultar do atrito existente entre a cabeça do bebê e o travesseiro. Além disso, existe uma fase na qual o bebê troca seu cabelo naturalmente, ou seja, é uma característica fisiológica, e não uma patologia. Por fim, hoje já existem métodos eficientes para descobrir se um indivíduo está ou não ficando calvo.

A alopecia feminina é igual à masculina?

A grande vantagem das mulheres é que elas podem disfarçar o problema através de apliques e outros truques. Antigamente, a maior parte das mulheres calvas sentia muita vergonha de sua rarefação capilar e não procurava tratamento, o que destoa da realidade recente, já que hoje elas buscam ajuda com mais frequência. Com relação à parte androgenética, a calvície feminina é, em geral, semelhante à masculina.

alopecia-androgenetica-feminina

Você sabia que a alopecia androgenética não é o único tipo de alopecia existente? Clique no link a seguir para descobrir as causas da alopecia areata.

Ei, eu quero saber o que você tem a dizer:

E então, seu cabelo tem caído muito? Está mais fraco e quebradiço? Você acha que sofre de alopecia androgenética? Conte pra gente e tentaremos te ajudar!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido: Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98)