Tudo sobre queda de cabelo

Alopecia Areata: O que É, Tipos, Causas e Tratamento

Alopecia areata: o que é?

A alopecia areata consiste em uma queda de cabelo lisa, brilhante, sem descamação, e em geral, em regiões específicas. Trata-se de uma forma de queda capilar comum e frequentemente observada durante os atendimentos realizados em consultórios. A região mais frequente de acometimento dessa queda, que apresenta focos arredondados de perda, é o couro cabeludo. Porém, a alopecia areata pode afetar a sobrancelha e a barba, além de outras áreas pilosas do corpo. Assim, podem existir áreas inteiras arredondadas e lisas, como se nunca houvesse existido fios nessas regiões.

Tipos

Alopecia areata universal

Um agravante da alopecia areata é a alopecia universal, que abrange todo o cabelo e pelos da sobrancelha. Trata-se de um quadro mais grave e que tem o estresse como uma das causas.

Causas

A alopecia areata ocorre devido à uma inflamação ocasionada por linfócitos (células responsáveis pelos processos inflamatórios) presentes no bulbo capilar (raiz do cabelo). Logo, embora o cabelo esteja em ordem, ele apresenta áreas totalmente destituídas de fios. Essa anomalia precisa ser acompanhado de perto, já que existem quadros que podem evoluir, nos quais vários focos de rarefação podem se juntar e produzir uma alopecia mais difusa.

Estresse

Esses quadros podem ter uma relação muito íntima com o estresse emocional. É preciso investigar a história emocional e psicológica do paciente. O problema, inclusive, é constantemente observado em crianças e adolescentes que sofrerem choques emocionais familiares, apresentando essas áreas de rarefação. Existem quadros estressantes e depressivos que podem diminuir as horas de sono do indivíduo. Entretanto, há pessoas que precisam de menos horas de sono. Portanto, é impossível determinar uma regra muito rígida.

alopecia-areata-em-mulher

alopecia-areata-em-crianca

Clique a seguir para ler mais sobre outra forma de alopecia, a alopecia androgênica.

Sua opinião é importante para nós:

Você tem alopecia areata ou conhece alguém que tenha? Conte-nos mais sobre sua experiência com a doença nos comentários.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido: Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98)