Tudo sobre queda de cabelo

Como Fazer o Cabelo Crescer: 9 Dicas

Como fazer o cabelo crescer mais rápido

1) Massageie o couro cabeludo

O couro cabeludo deve ser bem massageado durante o banho, pois essa ação melhora a circulação sanguínea, além disso, o couro cabeludo também pode ser massageado quando estiver muito oleoso, contanto que seja lavado na sequência.

2) Alimente-se corretamente

Após receber os alimentos, o organismo distribui os nutrientes para as partes mais essenciais do corpo, o cabelo e as unhas compõem parte do último grupo a ser nutrido. Logo, uma alimentação deficitária prejudica o crescimento capilar, uma vez que a insuficiência de nutrientes faz com que eles sejam usados para suprir necessidades básicas do corpo, e assim, a consequência pode ser a queda de cabelo.

Os alimentos mais saudáveis para os cabelos são aqueles que contêm proteínas, selênio, cálcio, ferro e zinco. As proteínas podem ser encontradas em ovos, peixes e carnes brancas e vermelhas. Enquanto isso, as vitaminas mais essenciais para o crescimento do cabelo pertencem aos complexos A e B. Alguns exemplos de alimentos ricos nas vitaminas A e C, zinco e ferro são o limão, a laranja, a cenoura e a abóbora.

cenoura-vitaminas-a-c-minerais-zinco-ferro

3) Faça esfoliação capilar

esfoliar-o-cabelo

Existem vários produtos disponíveis no supermercado que podem ser utilizados para esfoliar o couro cabeludo. Esse procedimento é interessante pois limpa o couro cabeludo com grande eficiência, desobstruindo poros e facilitando em sua respiração. Assim, a esfoliação é essencial para remover o excesso de sujeira acumulada, responsável por impedir o crescimento dos fios.

4) Lave o cabelo corretamente

Lavar o cabelo corretamente significa remover todo e qualquer resquício de shampoo e condicionador que, por ventura, tenham sido usados. Quando o cabelo seca e fica com alguns desses resíduos, ele acaba se tornando “pesado”, o que colabora para a desaceleração do crescimento capilar.

5) Utilize produtos que auxiliem no crescimento dos fios

Existem tônicos que podem ser aplicados diretamente sobre a raiz, por exemplo. Um desses produtos é o monovin A, que se resume a vitamina A concentrada.

O que NÃO fazer para o cabelo crescer mais rápido

6) Não fume

Se for esse o caso, o primeiro passo é parar de fumar. Afinal, a nicotina reduz o fluxo sanguíneo capilar, o que ajuda a desacelerar o crescimento do cabelo.

7) Não lave o cabelo com água quente

A água quente retira a oleosidade natural do cabelo, o que, além de deixar o cabelo ressecado, também o deixa desprotegido. Assim, a temperatura da água durante o banho deve estar morna ou fria.

8) Evite situações estressantes

As situações estressantes resultam em queda de cabelo. O estresse é um elemento que atrapalha consideravelmente o processo de crescimento natural dos fios.

9) Pare de cortar o cabelo

As pontas devem ser aparadas visando a manutenção da beleza estética dos fios, porém, o cabelo cresce a partir da raiz, e não das pontas, logo, o corte delas não tem qualquer relação com o crescimento do cabelo. As pontas quebradiças devem ser cortadas somente após longos intervalos. Desse modo, o comprimento desejado do cabelo será alcançado mais rapidamente.

Fatores que interferem no crescimento capilar

O crescimento do cabelo pode sofrer influência de diversos fatores, como alterações hormonais, alimentação pobre em nutrientes, doenças crônicas (como o diabetes), aumento excessivo da oleosidade no couro cabeludo, genética, calor (produzido pela aproximação exagerada do secador sobre o couro cabeludo ou uso desregrado da chapinha), caspa, e tratamentos químicos realizados em demasia. Todos esses aspectos podem ocasionar o enfraquecimento e queda dos fios, além de comprometer o crescimento.

Sua opinião:

Gostou das dicas? Algumas deles já são bastante conhecidas. Qual delas você já sabia? E quais delas você nunca tinha ouvido falar? E o mais importante, qual é a sua dica? O que funcionou para os seus cabelos crescerem mais rápido? Deixe nos comentários!

error: Conteúdo protegido: Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98)