Tratamentos

Minoxidil: Guia Definitivo – Tire Todas suas Dúvidas

Minoxidil: o que é?

Quando o indivíduo está perdendo cabelo há cerca de dois ou três anos, isso não significa que ele tenha necessariamente perdido a raiz dos fios. Medicamentos como o Minoxidil liberam caminho para o crescimento de novos fios. Para que isso aconteça, é necessário expulsar os demais fios que estão ocupando o mesmo espaço e obstruindo a passagem dos novos. Assim, ao iniciar o tratamento com o Minoxidil, num primeiro momento, a perda capilar poderá se tornar mais intensa, podendo se estender até duas semanas. Esse fenômeno de perda de cabelo intensificada é um sinal de que os velhos fios estão sendo substituídos pelos novos. O processo se assemelha a uma “limpeza“. Assim, essa perda de cabelo momentânea faz parte da renovação do ciclo capilar.

Minoxidil funciona?

Uma vez aplicado, o Minoxidil passa a agir sobre a raiz do bulbo capilar, expulsando os fios enfraquecidos, os quais serão prontamente substituídos por outros. O Minoxidil atua em todo o couro cabeludo, porém, há algumas regiões em que a eficácia da aplicação do medicamento tende a ser mais evidenciada. Muitos homens aplicam o produto em toda a área afetada pela queda de cabelo e conseguem obter resultados igualmente satisfatórios.

Com relação aos resultados proporcionados pelo Minoxidil, convém salientar que o volume de cabelo que cresce varia de uma pessoa para outra, e nem todas obterão uma resposta positiva. É impossível prever a resposta que o organismo dará após receber o produto, assim como é improvável que alguém consiga reverter completamente o processo de calvície apenas com o uso do referido medicamento.

minoxidil-para-queda-de-cabeloComo usar o Minoxidil

Quanto aplicar e quantas vezes ao dia?

Para atingir melhores resultados, o usuário deverá aplicar cerca de 1 ml do produto duas vezes ao dia, diretamente sobre o couro cabeludo e na área afetada pela perda de cabelo. Exceder o volume recomendado não acelerará os resultados. Se o indivíduo tiver cabelos longos, ele deverá se atentar para que o produto atinja o couro cabeludo.

Quanto tempo leva para surgirem os primeiros resultados?

Como o crescimento capilar médio oscila de 1 a 2 cm por mês, o usuário deverá levar em consideração que o Minoxidil apresentará os primeiros efeitos tendo em vista esses parâmetros. Em algumas pessoas, o resultado desejado poderá surgir de maneira mais rápida, por exemplo, após um mês de utilização, entretanto, para outras pode ser necessário o uso contínuo por até quatro meses até que resultados mais satisfatórios possam ser observados. Em média, os primeiros resultados surgem após cerca de dois meses de uso contínuo do produto. Ademais, o usuário poderá notar resultados mais satisfatórios se a perda capilar for mínima.

Os primeiros resultados podem trazer a tona fios finos e com pouca coloração, porém, depois de mais alguns meses de utilização do produto, os novos fios deverão atingir a mesma espessura e cor dos demais. Em alguns casos, o cabelo poderá começar a engrossar a partir do sexto mês de uso contínuo do medicamento.

Minoxidil 5% x Minoxidil 2%

A solução de Minoxidil 5% possui uma dosagem mais forte do que a de 2%. Desse modo, ela atua com mais propriedade sobre a queda de cabelo, além de proporcionar um crescimento mais significativo dos fios. A solução tópica de Minoxidil 5% tem maior tendência a causar irritações no couro cabeludo, caso a irritação persista ou se agrave, o uso do medicamento deverá ser suspenso e o usuário deverá se consultar com um especialista.

Por quanto tempo devo utilizar o Minoxidil?

Independentemente do tipo de Minoxidil, seja a solução de 5% ou a de 2%, sua utilização deverá ser mantida por, no mínimo, dois meses contínuos e com uma frequência de duas aplicações ao dia.

Vou ter que utilizar Minoxidil pelo resto da vida?

Estudos clínicos sobre a solução tópica de Minoxidil 5% indicam que o crescimento capilar obtido com o uso do medicamento não perdura por mais de 48 semanas após a interrupção do uso contínuo do composto. Portanto, ao notar que o cabelo voltou a crescer, o usuário não deverá interromper o uso do Minoxidil. A suspensão da utilização fará com que os fios voltem a cair.

Ocasionalmente, o cabelo poderá vir a cair devido a uma influência externa, como o estresse. Nestas situações, o cabelo perdido tende a voltar a nascer. No entanto, a calvície hereditária ainda é incurável. Assim, nesses casos, não existem artifícios que possam sanar completamente a queda capilar. Essa é mais uma razão para que o produto seja usado de maneira contínua.

Posso aplicar o Minoxidil na região da barba?

Alguns homens aplicam o Minoxidil sobre a região da barba e também obtêm ótimos resultados, ademais, não há relatos de problemas com esse tipo de utilização.

minoxidil-para-crescer-a-barba

Devo aplicar o Minoxidil antes de dormir?

Se a solução tópica for aplicada à noite, o usuário deve se certificar de que o produto aja de duas a quatro horas antes de dormir.

Posso usar boné depois de aplicar o Minoxidil?

Depois de aplicar o Minoxidil, é necessário deixá-lo secar completamente antes de usar um chapéu, boné ou outro acessório qualquer sobre a cabeça, ou mesmo antes de dormir. Afinal, a solução em questão pode manchar roupas ou lençóis após entrar em contato com esses tecidos. Além disso, o cuidado em não encostar a cabeça em outras peças se deve ao risco do contato acabar removendo parte da solução aplicada, o que poderia comprometer os resultados.

Posso lavar meu cabelo após aplicar o Minoxidil?

Os cabelos não devem ser lavados após o uso imediato do produto, pois deve-se respeitar o tempo de ação do produto, que é de cerca de quatro horas após a aplicação.

Esqueci de aplicar o Minoxidil, e agora?

Caso o usuário deixe de aplicar uma ou duas doses da solução de Minoxidil, ele deverá prosseguir com a aplicação normalmente nos próximos dias, porém, não deve tentar compensar as doses perdidas por meio de um número maior de aplicações do produto, e a quantidade recomendada para a aplicação (cerca de 1 ml) também não deve ser excedida. Além do uso de doses mais elevadas não se mostrar eficaz, essa ação ainda poderá aumentar a chance do surgimento de efeitos colaterais.

Qual o melhor shampoo para se utilizar com o Minoxidil?

Se o indivíduo lavar o cabelo antes de aplicar a solução tópica, é sugerido que ele utilize um shampoo suave e que, preferencialmente, possua uma fórmula antiqueda.

Posso fazer chapinha e escova durante o tratamento com Minoxidil?

Os sprays próprios para cabelos ou outros recursos destinados à estilização dos fios, como o uso de laquês, chapinhas ou escovas progressivas, podem ser utilizados simultaneamente ao tratamento com Minoxidil. Porém, para melhores resultados, deve-se permitir o tempo necessário para que a solução possa ser absorvida pelo couro cabeludo antes de recorrer a qualquer recurso de estilização capilar.

Posso pintar meu cabelo durante o tratamento com Minoxidil?

Não há evidências de que o uso de tinturas ou relaxantes capilares alterem a eficácia do Minoxidil. No entanto, em razão de algumas ocorrências relacionadas à irritação do couro cabeludo decorrente da aplicação de tinturas e relaxantes, recomenda-se a adoção de algumas precauções.

O usuário deverá suspender a utilização do Minoxidil por cerca de 24 horas após a aplicação de qualquer composto químico, e antes de utilizar tinturas ou semelhantes o indivíduo deverá se certificar que a dose de Minoxidil foi completamente removida após a lavagem do couro cabeludo. Esse tempo é necessário para assegurar que o couro cabeludo não tenha sofrido nenhuma irritação em virtude do uso de tintura ou outro composto. Caso nenhuma irritação seja observada, o usuário poderá seguir normalmente com a aplicação do Minoxidil.

Minoxidil: efeitos colaterais mais comuns

O uso do produto deverá ser suspenso e o indivíduo deverá se consultar com um médico se ocorrer: dor peitoral, aceleração dos batimentos cardíacos, tontura ou desmaio, ganho súbito de massa corporal, inchaço das mãos ou pés, irritação ou vermelhidão prolongada por mais de 2 semanas no couro cabeludo.

Após iniciar o uso de Minoxidil, é comum que o couro cabeludo fique vermelho e ligeiramente irritado durante 15 dias. Contudo, esse sinal não deve ser confundido com uma reação adversa provocada pela medicação, pois se trata apenas de um processo de adaptação do corpo perante à presença de um agente externo. Ademais, a solução de Minoxidil 5% contém álcool e pode causar irritação ou desconforto nos olhos.

Vai crescer pelo no meu corpo todo após começar a utilizar o Minoxidil?

Não. O usuário deverá restringir a aplicação de Minoxidil sobre o couro cabeludo, impedindo que o líquido escorra para outras partes. Após aplicar a solução tópica do produto, recomenda-se lavar as mãos com água e sabão. Esse cuidado elimina o risco de parte do produto ser transferido pelo toque a outras partes do corpo ou até para outras pessoas.

Aviso importante

O produto é inflamável, assim deve ser mantido fora do alcance do fogo e altas temperaturas.

Contraindicações da solução tópica de Minoxidil 5%

Antes de iniciar o uso do produto, o ideal é se consultar com um dermatologista. A busca por esse profissional tem o intuito de esclarecer o motivo real da queda capilar. Ademais, indivíduos com problemas cardíacos devem se consultar com um cardiologista a fim de confirmar a possibilidade de uso do medicamento.

O produto também não deverá ser utilizado simultaneamente com outros medicamentos que estejam sendo aplicados sobre o couro cabeludo. Portanto, se, por exemplo, o indivíduo estiver utilizando uma pomada cicatrizante em virtude de um acidente sofrido na cabeça, o Minoxidil não poderá ser aplicado. O produto também não deverá ser aplicado sobre o couro cabeludo que estiver irritado, infeccionado ou dolorido.

A solução tópica de Minoxidil 5% pode ser prejudicial se utilizada durante o período de gestação ou amamentação. Aliás, no período de gravidez, a utilização de qualquer medicamento oral ou tópico pode representar um risco para o bebê. Após o nascimento da criança, é comum que as mulheres apresentem uma queda capilar temporária característica desse período. Se for este o caso, elas deverão procurar por um dermatologista e confirmar se estão aptas a utilizar a solução de Minoxidil 5%.

O produto deve ser mantido fora do alcance de crianças. Caso a solução seja ingerida acidentalmente, deve-se buscar ajuda médica hospitalar imediatamente. Se o medicamento escorrer pelos olhos, o usuário deverá lavar a região com água corrente até sua completa remoção.

Clique a seguir para conferir uma alternativa ao Minoxidil.

Agora sua opinião:

Você já usou Minoxidil? Se sim, quais foram seus resultados? Houve efeitos colaterais? Se ainda não usou, está pensando em comprar? Tem mais dúvidas sobre o produto? Sua opinião é muito importante para gente, então, não deixe de comentar!

Aproveite e dê uma nota para nosso review votando a seguir:

[ratings id=”67″]

One Comment

    • Elaine melo
    • 2 de setembro de 2016

    Uso minoxidil e o resultado é rapido e eficaz…no meu caso é alopercia que manifesta no auge da depressão e estress

    Responder

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido: Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98)