Tratamentos

Shampoo Antiqueda Funciona?

Shampoo para queda de cabelo funciona?

Na verdade, nenhum shampoo exerce qualquer influência contra a queda de cabelo. Esse tipo de produto possui apenas função adstringente, ou seja, seu papel está associado à limpeza do couro cabeludo, remoção de células mortas e diminuição da oleosidade.

Para que serve o condicionador?

Já os condicionadores melhoram a hidratação, a firmeza e o aspecto brilhante do fio. Portanto, a função de limpar pertence ao shampoo e não ao condicionador.

Shampoo antiqueda e com zinco

A reposição de zinco feita de maneira aleatória por meio de shampoos é algo perigoso e não saudável. É ilógico pensar em repor esse nutriente sem a certeza de que existe, de fato, um respectivo déficit no organismo. Dentro da investigação laboratorial geralmente são solicitados inúmeros exames, que visam detectar as taxas de zinco, vitamina B-12, vitamina D e magnésio. Logo, o médico deve fazer uma avaliação prévia da situação orgânica do paciente a fim de traçar o tratamento adequado. A priori, a reposição de zinco deve ocorrer por via oral, e não através de determinados shampoos, pois dessa forma, em alguns casos o organismo poderá não conseguir absorver o referido nutriente.

Posso lavar os cabelos todos os dias?

lavagem-cabeloAlgumas pessoas têm dúvidas quanto aos possíveis efeitos negativos das lavagens diárias de cabelo. Isso depende prioritariamente da característica do cabelo. Existem pessoas que possuem um cabelo extremamente oleoso, principalmente aquelas que vivem em regiões quentes, já que a atividade sebácea pode ser intensificada em função do calor.

Para indivíduos com cabelos excessivamente oleosos, a recomendação é de lavar os cabelos diariamente, e caso isso não seja feito, a própria oleosidade poderá ser a responsável pela aceleração da queda. Por outro lado, se o cabelo não é oleoso e frequentemente fica ressecado, não há necessidade de se lavar os fios todos os dias.

Assim, a lavagem diária ou não depende muito da característica de cada cabelo e do grau de oleosidade deste. Porém, em geral, o indivíduo que deixa de lavar o cabelo por cerca de três dias consecutivos, poderá ter um aumento considerável da atividade sebácea e ampliação da oleosidade.

Shampoo faz cair cabelo?

Não! Muitas pessoas relacionam o uso do shampoo à queda capilar, isso apenas porque no momento da lavagem percebe-se a queda. Como o cabelo está molhado, ele se desprende com maior facilidade, além existirem fios que já estavam soltos e caíram durante a lavagem.

Mito do Shampoo e condicionador

shampoo-para-queda-de-cabeloExiste um mito, segundo o qual  o uso constante do mesmo shampoo e condicionador faz com que o cabelo crie a uma resistência a esses produtos, e então eles acabam perdendo seus efeitos benéficos, essa inverdade leva algumas pessoas a trocarem esses produtos continuamente. Na verdade, quanto menor for essa substituição melhor será para os fios. Durante a lavagem, a dica é sempre usar pouco shampoo, a quantidade básica equivale às dimensões de uma moeda de R$ 1,00. Se o cabelo for mais comprido, a dosagem pode se embasar em 2 moedas.

No caso do condicionador, o raciocínio é o mesmo. Porém, o produto deve ser espalhado suavemente pela superfície dos fios, e não puxando os cabelos, como muitos o fazem, assim, o cabelo deve ser acariciado.

Ao lavar a cabeça, não se deve fazer movimentos rotatórios, mas sim na direção dos fios, visando não arrancá-los. Além de desprender os fios, os movimentos circulares ainda aumentam a quantidade de gordura no couro cabeludo. Abaixo do couro cabeludo, existem as glândulas sebáceas, ao serem apertadas ou sofrerem fricção, elas liberam mais gordura, contribuindo para outro problema: a caspa (dermatite seborreica), nesse caso, é fundamental evitar dormir com o cabelo molhado. Além disso, o hábito de deixar o cabelo enxugar o cabelo com a toalha após o banho também não é recomendável, isso porque sempre que o cabelo for puxado, independentemente da forma, os fios podem ser arrancados.

Agora queremos a sua opinião:

Já usou algum shampoo para queda de cabelo? Se sim, tem algum específico para recomendar? Qual não funcionou de jeito nenhum para você? Compartilhe conosco sua experiência fazendo um comentário logo abaixo. Todos os comentários serão respondidos.

One Comment

    • sergio luiz
    • 17 de agosto de 2016

    uso shampu proteção contra queda head & soulders e na sequencia o condicionador tbem com proteção contra queda…esses produtos realmente auxiliam na proteção a queda e tem algum produto nesse segmento tipo 2 x 1…shampu e condicionador anti queda no mesmo produto…se puderem me ajudar, agradeço…

    Responder

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido: Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98)