Tratamentos

Guia Definitivo do Shampoo Bomba: Como Fazer e Usar

Como fazer o shampoo bomba

Receita de shampoo bomba

A cada 100ml de shampoo, deve-se utilizar 1ml de Monovin A e aproximadamente 8ml de bepantol. A proporção entre Monovin A e shampoo deve ser de 1:100, ou seja, cerca de 1 ml de Monovin A para cada 100 ml de shampoo, e no máximo 2:100. Assim, para 400ml temos:

  • 300ml de shampoo sem sal.
  • 3ml de Monovin A.
  • 25ml de bepantol líquido.

Vale mencionar que se seu intuito é recuperar cabelos que caíram, o shampoo bomba não irá resolver seus problemas. Assim, recomendamos que leia a resenha sobre os seguintes produtos:

Follixin da Healwheel.

Minoxidil.

Shampoo para queda capilar.

Shampoo bomba com ou sem Bepantol?

O chamado shampoo bomba pode ser feito sem a adição do Bepantol, que por sua vez cumpre a função de hidratar os cabelos. Existem pessoas que já utilizaram frascos de shampoo inteiro sem Bepantol, e obtiveram resultados bastante satisfatórios.

shampoo-bomba-monovin-a-bepantol

Shampoo bomba feito com shampoo anti-resíduo

A mistura de shampoo bomba jamais deve ser preparada com um shampoo de limpeza profunda, como as versões anti-resíduo. O uso diário do shampoo anti-resíduo provoca um ressecamento profundo dos fios. Um shampoo convencional abre minimamente as cutículas capilares a fim de limpá-las.

Como o shampoo anti-resíduo provoca uma grande abertura das cutículas, o produto deve ser usado apenas esporadicamente, ou seja, nos momentos que exigirem uma limpeza mais profunda, como períodos anteriores à realização de uma escova progressiva, hidratação capilar ou tintura. Essa limpeza eficiente favorece a penetração das substâncias contidas em cada um desses tratamentos citados. Finalizado o procedimento, o cabelo deverá ser selado.

Não deixe de ler nosso artigo sobre os benefícios do Pill Food para os cabelos.

Como usar o shampoo bomba

Shampoo bomba com tônicos antiqueda

O shampoo bomba pode ser usado normalmente com tônicos antiqueda, tal prática é habitual e recomendada por especialistas.

Intervalo entre as aplicações de Monovin A

Mesmo que o cabelo não seja lavado diariamente, é aconselhável estabelecer algum intervalo para a aplicação do Monovin A. Assim, recomenda-se dar de descanso intervalos de 1 a 2 meses entre os tratamentos. Independentemente da extensão da pausa, o importante é proporcionar um bom descanso para o cabelo, para que assim ele não se torne dependente do Monovin A, que é uma vitamina.

Monovin A em cabelos com progressiva ou definitiva

Não há problema algum em aplicar o Monovin A em cabelos submetidos à escova progressiva ou definitiva, afinal, o Monovin A é um óleo que tende a fechar a cutícula capilar. Esse tipo de preocupação deve existir somente quando o produto a ser usado é caracterizado por abrir as cutículas, como é o caso dos shampoos anti-resíduos.

Posso usar condicionador com o shampoo bomba?

O condicionador não só pode como deve ser usado após a aplicação do shampoo bomba. Depois do banho, o cuidado mais importante a ser tomado é deixar as cutículas seladas, uma vez que a função do shampoo consiste em abri-las e efetuar uma limpeza geral.

No entanto, o Bepantol ou o Monovin A não devem ser acrescentados ao condicionador. Essa prática não é recomendada pelo simples motivo de que o condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento do cabelo, enquanto o Monovin A deve atingir a raiz a fim de promover o crescimento capilar.

bepantol-solucao

O shampoo bomba pode ser usado em cabelos loiros e/ou cacheados?

Não há problema algum em usar shampoo bomba em cabelos loiros. O Monovin A também pode ser utilizado normalmente em cabelos cacheados, pois o produto não irá alterar o formato do folículo capilar. Em outras palavras, o cabelo manterá sua forma, ou seja, cabelos cacheados manterão os cachos, enquanto os lisos permanecerão com os fios lineares.

Estou grávida, posso usar o Monovin A?

Normalmente gestantes têm uso restrito a uma série de produtos não tão comuns. Portanto, no caso do Monovin A também é recomendado consultar um médico especialista antes de iniciar o uso do produto.

Posso fazer chapinha durante o tratamento?

A chapinha pode ser usada normalmente durante o tratamento capilar com o Monovin A, uma vez que o acessório não causará nenhum efeito extraordinário no cabelo. Contudo, não se deve utilizar a chapinha sem um protetor térmico.

Hidratação com Monovin A

Em princípio, o Monovin A pode ser adicionado a cremes com o intuito de hidratar o cabelo. Porém, a dose usada deve ser pequena, além disso, a frequência dessa hidratação deve ser mínima. Caso o procedimento seja repetido semanalmente, por exemplo, o cabelo tende a ficar supersaturado, além de ligeiramente pesado. A dosagem de Monovin A jamais deve ultrapassar 1 ml.

Idade mínima para uso

É recomendável que usuários de shampoo bomba tenham, no mínimo, 14 anos, pois pessoas muito jovens ainda não têm os fios totalmente formados.

Efeitos colaterais do shampoo bomba

Shampoo bomba faz cair o cabelo?

De fato, o shampoo bomba pode provocar queda de cabelo. Entretanto, esse efeito drástico só ocorrerá quando sua preparação for incorreta, com dosagens excessivas de Monovin A sobre o shampoo. Caso o usuário perceba qualquer alteração estranha nos fios, ele deverá suspender o uso do shampoo bomba imediatamente. O cabelo tende a voltar ao seu estado normal após cerca de uma semana. Caso os fios continuem caindo por alguma razão desconhecida, um dermatologista deverá ser procurado.

Shampoo bomba engrossa os fios?

Algumas pessoas afirmam que notaram um espessamento dos fios após o uso do shampoo bomba. É possível que essa sensação seja causada pelo fato do Monovin A ser um óleo, o que tende a deixar o cabelo mais “pesado”. Esse efeito pode ser considerado positivo, exceto se os fios começarem a apresentar oleosidade em demasia. Nestes casos, será necessário usar um shampoo normal para efetuar uma limpeza mais específica.

Monovin A causa câncer?

Embora o Monovin A seja um composto desenvolvido para ser usado em cavalos, vale lembrar que se trata apenas de vitamina A, logo, não causa câncer.

Monovin A: resultados

Obviamente o Monovin A não irá apresentar os mesmos resultados para todas as pessoas. Isso ocorre porque cada organismo possui certa autonomia e peculiaridade. Em alguns casos, o Monovin A pode até ser totalmente inócuo. Assim, os interessados devem testar o produto e conferir os efeitos. Mesmo que o Monovin A seja ineficaz, vale lembrar que existem outros produtos disponíveis no mercado e desenvolvidos para os mais variados tipos de cabelo. Assim, certamente um deles deve propiciar os resultados desejados.

Onde comprar Monovin A e Bepantol

O Bepantol pode ser adquirido em farmácias, enquanto o Monovin A pode ser encontrado em lojas agrícolas e pet shops.

Agora é sua vez:

O que achou do artigo? Algo não ficou claro? Você tem mais alguma dúvida? Já testou o famoso shampoo bomba? Se sim, o que achou? Se não, por que? Conte pra gente nos comentários!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido: Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98)